segunda-feira, 7 de maio de 2012

Balões surpresa e mensagens de auto-ajuda - 03/05/12


Nós (Arlindo Cardoso, Daniel Cavalcante e Lucas Cardoso) realizamos nossa primeira intervenção urbana na quinta-feira (03/05/12). Intervenção inspirada no post "Balões vermelhos" num blog do grupo GIA.

Escolhemos um lugar alto no centro da cidade (Edifício Breda) e jogamos balões coloridos com mensagens de auto-ajuda dentro deles. Tivemos a ajuda de alguns amigos do colégio e da faculdade. O registro foi feito por meio de fotos.

O motivo da nossa intervenção foi surpreender as pessoas pondo-as diante de uma situação inesperada em meio urbano para podermos analizar a reação delas, fazer com que elas interagissem uma com as outras, tirá-las da monotonia de sua rotina, fazê-las visualizar espaços que anteriormente não eram percebidos e provocar a curiosidade das pessoas sobre o que acontecia.

Vejam as fotos:



O resultado da intervenção foi surpreendete, as pessoas corriam pra pegar as bolas, umas ficavam a observar, outras registravam, se acabavam de rir, não se contentavam em pegar apenas uma bola, ficavam curiosas em saber o que tinha nos papéis e o que haveria nos outros balões, e como era de se esperar, algumas simplesmente achavam uma macacada ver as outras pessoas correndo atraz de simples balões.

"E o bom de tudo isso é que foi em um local do centro da cidade que não tem uma boa retrospectiva de "felicidades", vamos assim dizer, pois o Brêda sempre ficou marcado como um dos locais onde as pessoas o utilizavam para o suicídio!
Foi bom ter visto algo totalmente avesso a isso!"
- Isaac Melo

Gostariamos de agradecer aos responsáveis pela autorização do espaço do Edifício Breda e aos nossos colegas Deweson Marques, Jucyara Suewelyn, Luanna Marques, Yhesley Almeida e Danyelle Santos que nos ajudaram no processo de realização da intervenção.

E esse é o link do projeto de planejamento dessa intervenção: Google Docs
Pratique intervenções você também!

2 comentários:

Isaac Melo disse...

É muito bom quando vemos aquela região ali, onde costumeiramente passamos, mas sempre naquela correria, sem pensar em observá-la atentamente, sendo modificada por alguma forma de intervenção! Novos olhares, atenções voltadas para novas alternativas do "ver"! Achei muito válida!
Isaac Melo

Heinrich Noberto disse...

Ótima intervenção, é sempre bom mudar a rotina, principalmente de pessoas que andam sempre na correria e que nunca esperariam por algo desse tipo...

Postar um comentário